m

Via Brasil Club

Palavras chaves: Flexibilidade, alongamento, movimento, treino, estímulo, bem-estar. 

LINHA FINA: Independentemente da idade ou flexibilidade, qualquer tipo de pessoa pode praticar alongamentos, pois não é necessário possuir grande condição física. Porém, o ideal é que sempre seja feito com o acompanhamento de um profissional de educação física, pois ele vai saber até que ponto a pessoa pode ir.

  Para dar início a esta discussão, é importante destacar que a prática de alongamentos pode ser caracterizada como atividades que auxiliam na flexibilidade dos músculos, isto é, promovem o estiramento das fibras musculares que ampliam seu tamanho. Entre as diversas vantagens, a mais importante é, de fato, o aumento da flexibilidade do corpo, que se trata da maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Ou seja, quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação, e por isso, maior a sua flexibilidade.

A realização de alongamentos é indicada para antes e depois de atividades esportivas como corridas, jogos, musculação, pedaladas, natação e demais exercícios que podem ser desgastantes para os indivíduos, considerando que podem causar tensões e enrijecimento do corpo. Nestes casos, a prática pode evitar muitas lesões, como distensões e inflamações e, para mais, também é indicada sedentários.

Somando aos benefícios, o alongamento contribui com o relaxamento do corpo ou, como muitos dizem, para “soltar a musculatura” e, por tais razões, os procedimentos são indicados por boa parte dos profissionais que atuam nesta área. Ainda, devemos pontuar que, para estes casos, o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de curta duração, para que, assim, consiga atender ao objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto. 

Geralmente, o exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro traumas musculares. Nestas circunstâncias, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento intenso pode causar quadros de dores musculares tardias, severamente. Para melhora da flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros, isto é, antes do treino ou, preferivelmente, em outro momento, dissociado de um treino de resistência ou de força.

Quando o objetivo fundamental do treinamento é a hipertrofia muscular, o alongamento no período pós-treino pode até ser considerado como um excelente aliado. Alongar os membros que foram solicitados de forma localizada e intensa, como no treinamento com pesos, pode potencializar os micro traumas, os quais se constituem no princípio do estímulo para a reconstrução muscular para o ganho de massa. Assim, não existe nenhuma contribuição para melhora de flexibilidade nem benefício para melhorar a recuperação, apenas para potencializar a hipertrofia.

POSTAR UM COMENTÁRIO

Close

Conheça a melhor academia para você e sua família.

Horário de Funcionamento

Segunda – Sexta:
06:00 – 22:00

Sábado:
07:00 – 15:00

Domingo: 07:00 – 13:00

Nossas Redes Sociais
VBC