
Estratégias que podem auxiliar no processo de hipertrofia em mulheres
Palavras chaves: Hipertrofia, musculação, treino, mulher, academia.
LINHA FINA: Na busca pelo tão idealizado “corpo perfeito”, muitas mulheres costumam fazer dietas inusitadas e até pulam as refeições. Apesar disso, o que elas ainda não sabem é que a hipertrofia está diretamente ligada ao bom desenvolvimento dos treinos, á uma boa alimentação e, ainda, à qualidade de vida.
Quando o assunto é a hipertrofia do corpo feminino, há quem ainda acredite que seja um tabu, já que desde a Grécia Antiga os homens costumavam ser os personagens que contavam com a musculatura bem definida, remetendo a ideia de força e poder. Embora este tema ainda precise ser efetivamente trabalhado no meio social, cada vez, as mulheres estão conquistando seu devido espaço não apenas nas academias de musculação, mas também em grandes campeonatos de fisiculturismo.
Fisiologicamente, o organismo feminino possui o metabolismo relativamente mais lento quando comparado ao corpo masculino. Com isso, é possível afirmar que as etapas de treino devem ser definidas em acordo com as condições de cada praticante; o que pode contribuir significativamente com a saúde e o bem-estar, considerando que eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida.
Ainda, a musculação consegue proporcionar inúmeros benefícios que vão além da estética, já que previne doenças como a osteoporose, que está presente em mais de 10% da população brasileira; sendo que a maior incidência é vista em mulheres que já passaram pela menopausa. Junto às demais vantagens, também é possível mencionar que, quando existe o caso de gravidez, a musculação não apresenta riscos à criança e ainda contribui com a melhora do sono, controla o peso e os riscos de hipertensão.
O aumento da massa muscular não significa que os membros se tornarão excessivamente grandes, posto que o percentual de gordura ideal para as mulheres que buscam pela hipertrofia, deve ficar entre 20% e 24%. Para obter melhores resultados com a musculação, profissionais que atuam no âmbito da Educação Física, aconselham que as mulheres desenvolvam uma rotina de treinos, que devem ser acompanhada de uma alimentação balanceada.
Entre os principais fatores que podem determinar a efetividade dos treinos está a variedade dos exercícios praticados, uma boa suplementação, descanso adequado, ingestão de alimentos ricos em proteínas e carboidratos apropriados para a dieta e, ainda, sempre manter uma boa hidratação do corpo. No caso dos anabolizantes, a venda de tais substâncias são proibidas no Brasil, isto porque podem trazer graves riscos à saúde e, ainda, causar inúmeros efeitos colaterais.